Armazenagem de grãos: o que você precisa saber

23 de julho de 2019

Tempo de leitura 2 minutos

O principal objetivo da armazenagem de grãos é manter a qualidade e integridade dos produtos e otimizar a produção. As boas práticas agrícolas e os equipamentos de armazenagem ideais são primordiais para que esse processo seja o ideal. 

 

Por isso, investir na armazenagem de grãos é uma das garantias de que o planejamento estratégico de uma lavoura está sob controle e pode ser um diferencial importante para a rentabilidade.

 

A seguir serão apresentados alguns fatores importantes sobre a armazenagem de grãos para manter a qualidade durante o período de conservação. 

 

Baixa temperatura

 

Os silos e armazéns são destinados a receber, conservar, e redistribuir posteriormente os grãos em perfeitas condições. Os grãos, se comparados com outros alimentos como carnes e legumes, são mais fáceis de armazenar. Desde que eles estejam livres de insetos e com baixo nível de umidade, podem ser mantidos durante meses sem perda de valor nutricional. 

 

A baixa temperatura é um fator determinante para manter insetos afastados e manter a qualidade dos grãos. Caso a temperatura do ambiente de armazenagem esteja alta, as perdas serão difíceis de evitar. 

 

Limpeza e Secagem para armazenagem de grãos

 

Outro fator importante para ter uma armazenagem bem sucedida é a limpeza dos grãos antes de conservá-los. Geralmente os produtores rurais têm experiência e conhecimento sobre quais impurezas podem estar presentes nos grãos. Para isso, podem ser utilizados um separador magnético ou uma peneira de tambor. 

 

Na etapa de limpeza, é preciso ter instalado um sistema de aspiração e dispositivos para a eliminação adequada das impurezas, pois elas podem ser reutilizadas para outros fins. 

 

A secagem é feita após a limpeza e é essencial para reduzir o nível de umidade presente nos grãos, tornando-os seguros para consumo. Caso não haja esse procedimento, os insetos e o desenvolvimento de mofo irão afetar negativamente a qualidade do produto. 

 

O sistema de secagem ao sol não é recomendado, pois não há controle sobre o processo. Ao invés dele, podem ser adotados os sistemas de secagem por ar quente (recirculação ou fluxo contínuo), pois possuem mais vantagens. 

 

O Grupo Lavoura preza pela qualidade dos grãos, insumos e cultivares que comercializa, por isso adota todos os procedimentos para que o armazenamento seja feito de forma correta, sempre prezando pelos melhores produtos e máximo rendimento. Conheça nosso portfólio de produtos!

Compartilhar

Facebook
Twitter
E-mail