Defensivos agrícolas: saiba os cuidados para transportar e manipular

23 de julho de 2019

Tempo de leitura 2 minutos

A aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras é uma das etapas mais cruciais e sensíveis de um cultivo. Por isso, o produtor rural deve estar atento a alguns requisitos ao transportar e manipular defensivos, além do horário e a dose a ser aplicada. 

 

Para que o princípio ativo dos defensivos tenha eficiência máxima, é importante também contar com a orientação de empresas especializadas ou de um engenheiro agrônomo habilitado para essa função. 

 

Para evitar o descontrole de aplicação e, consequentemente o desperdício de defensivos e outros insumos, é essencial que o produtor tome alguns cuidados ao transportar e manipular defensivos agrícolas. 

 

Avalie quais defensivos comprar 

 

Grande parte das compras são feitas após pesquisa e avaliação de preço ou custo-benefício. Mas não adianta comprar um defensivo agrícola por ser barato e ele não cumprir seu propósito, certo? Cada agente tem seu uso específico e características particulares pensadas para combater determinadas pragas e doenças nas culturas. Atender ao objetivo deve sempre ser a prioridade.

 

Dê preferência também a produtos originais, pois você pode verificar sua origem e procedência, o que não é possível com defensivos falsificados, que podem vir com componentes prejudiciais à lavoura. Além disso, é indicado conversar com um engenheiro agrônomo ou um técnico especializado sobre qual produto trará mais efeitos positivos. 

 

Tenha cautela durante o transporte dos defensivos agrícolas

 

Os defensivos agrícolas devem ser transportados em caçambas de caminhonetes, cobertas por uma lona impermeável, sem a presença de alimentos, animais ou outros produtos. 

 

Antes de sair da loja, verifique se as embalagens não contêm vazamentos. Também é fundamental solicitar a nota fiscal do(s) produto(s) e guardá-la. 

 

Tome essas precauções antes e durante a aplicação

 

Primeiramente, preste atenção nos componentes como filtro e bicos, pois eles são responsáveis pelo bom funcionamento do pulverizador e a aplicação será mais assertiva e segura. 

 

Prepare a calda diretamente no tanque, e somente a quantidade necessária, de preferência com a orientação de um agrônomo. Leia atentamente as orientações do fabricante contidas no rótulo, isso pode evitar erros durante o preparo e manejo.

 

Descarte as embalagens dos defensivos agrícolas corretamente

 

Os defensivos agrícolas devem ser armazenados de maneira segura e o descarte de suas embalagens precisa ser feito da forma certa, no local certo.

 

Para armazenamento: o local deve ser livre de inundações, afastados de fontes de água (devido a reação do produto com H2O), residências e animais. Ter boa ventilação e iluminação natural é indicado. 

 

Para o descarte: as embalagens dos defensivos não podem ser reutilizadas. Quando o produto terminar, é instruído que as embalagens sejam colocadas em sacolas após uma cuidadosa lavagem e reenviada para o vendedor. Na nota fiscal você pode encontrar informações sobre o local de entrega. 

 

O Grupo Lavoura fornece os insumos de melhor qualidade para o seu cultivo, além de contar com uma equipe especializada que dá suporte ao produtor rural em múltiplos processos. Entre em contato com a gente!

Compartilhar

Facebook
Twitter
E-mail